quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Ata e desata

Cortinado de rede sombreira fixado no muro do gradeamento da varanda

Para trás e para a frente, mas que grande trapalhada! Mais uma ida à loja, mais uma carrada de buchas, agora de 5mm, e camarões quanto baste para fixar todos os cortinados de rede sombreira xpto. Pelo menos valeu pela experiência. Fixar os restantes cortinados deverá ser canja, mas antes disso primeiro é preciso prender este ao muro de forma a que fique bem esticadinho.
- Vamos lá voltar ao trabalho que hoje isto tem que ficar pronto!
É a loucura! O construtor vai brocar outra vez. O que que vale é que a broca é bem mais estreita, logo se correr mal quase não se vai notar o estrago.
- Ora bem... dois camarões, um entre o centro e cada extremidade do pau, devem ser suficientes.
Três pontos fixos em cima e dois em baixo?! Já se está a ver o resultado, mas assim fez. Para além disso achou por bem abrir um buraco em cada extremidade do pau que atravessa todo o cortinado, passando cada fio esticador pelos respectivos buracos.
- E agora como é que vou atar isto? O melhor é não inventar muito.
Então? Agora se correr mal é só desatar e atar de novo, inteligente! Enfim, mesmo recorrendo apenas a nós que já dominava, tais como o nó simples, nó de pescador duplo e o muito prático engate de aperto ajustável, a coisa não funcionou como esperava.

Nó simples, nó de pescador duplo e engate de aperto ajustável
Da esquerda para a direita: nó simples, nó de pescador duplo e engate de aperto ajustável.

- Uuui... desta forma não estica bem o cortinado ao centro! Bolas vou ter que abrir mais três buracos que estes não servem.
Correcto! Colocando um camarão entre cada extremidade do pau e cada um dos pontos fixos laterais superiores, depois outro ao meio, a coisa já funciona. Demorou algum tempo a lá chegar, atou e desatou umas quantas vezes, mas desta forma lá conseguiu o construtor fixar o painel de rede sombreira, todo esticadinho, ao muro do gradeamento.
- Oh mulher anda cá ver que isto está impecável!
- Está, está! Mas agora passa para cá o teclado que quem escreve sou eu!

Sem comentários:

Enviar um comentário