terça-feira, 28 de agosto de 2012

Planificação do jardim

Flor do jasmim

Como o marido está encarregue de pôr a zona da horta a andar (de-va-ga-ri-nho mas vai) vou agora debruçar-me sobre a segunda zona mais importante da nossa varanda: o jardim. Nesta área a minha principal preocupação é ter plantas bonitas, floridas, cheirosas e que não dêem muito trabalho. Mas o principal mesmo é que o que quer que arranje para o nosso jardim não ocupe mais de 0,75 metros quadrados. Glup.

Posto isto, andei a pesquisar e descobri que existem plantas que são mais propícias a purificar o ar que outras e, tendo em conta o passado negro da nossa varanda, é isso mesmo que se quer. Descobri também que, durante dois anos, os senhores da NASA andaram em teste para descobrir que plantas os podiam ajudar na tarefa de purificar o ar das suas estações espaciais. No final fizeram uma lista com o top 30 das plantas amiguinhas do ambiente. Ora, se servem para as estações espaciais acho que também podem servir para a nossa varanda.

Dando uma vista de olhos geral nessa lista tenho que excluir logo à partida uns bons três quartos das plantas que a compõem por serem plantas de grande porte - achei especial piada à árvore da borracha. Das restantes conheço as gerberas, os lírios, os crisântemos e as orquídeas. O problema é que pelo que percebi não posso chegar ali a um viveiro de plantas, trazer uma orquídea e já está. Nãaaao, os senhores da NASA tinham que complicar. Tenho que trazer exactamente as espécies que estão na lista e ter não sei quantas por metro quadrado para a coisa resultar. Acho que já vos disse que só tenho 0,75 metros quadrados para o jardim, não já?

Como esta solução não me parece nada viável vou optar pelo plano B. Se não posso purificar o ar, disfarço os odores. Eu sei que parece um bocado nojentinho mas é o que temos. Sendo assim, fui à procura de uma plantinha bonita, que ocupasse pouco espaço e que deixasse um cheirinho bom. E dei com o jasmim. Eu sei que ele pode crescer muito mas posso usá-lo como trepadeira pela rede sobreira acima e fazer com que ocupe pouco espaço no chão. Ainda não fui cheirar nenhum ao vivo mas estou inclinada para o fazer e trazer um cá para casa se o meu olfacto estiver de acordo.

Sem comentários:

Enviar um comentário