quarta-feira, 5 de setembro de 2012

As sementes vêm já a seguir

Preparar base de cultivo da horta
Clique na imagem para aumentar

Passado o drama dos furos na floreira, vamos ver se é desta que se semeia alguma coisa. Inspirámo-nos naqueles programas de culinária que têm tudo já prontinho e depois é só preparar o prato, o que nos dá a sensação de que a coisa se faz em trinta segundos.

Então, temos uma floreira e três vasos já decorados e prontos para o desafio. Dispomos em série a argila expandida, o substrato orgânico e o estrume de cavalo (?!). O homem saca da argila e espalha-a em todos os vasos de maneira a cobrir os fundos dos respectivos. Uma camada aí com três ou quatro centímetros. Depois foi alternando o substrato com a dita bosta até deixar uns dois ou três centímetros de distância do topo do vaso. No fim deu uma mexidela para misturar o substrato com o estrume. Com as mãos. Sem luvas. Esta parte foi a que me fez mais espécie.

Depois do processo concluído e de lhe dar dois segundos para ele apreciar o resultado, ordenei-lhe logo que lavasse as mãos com soda cáustica. No mínimo. Mas ele não foi porque diz que era capaz de lhe cair um dedito ou outro. Fraquito. Pelo menos assim tinha a certeza que não ficava nenhum vestígio de estrume de um qualquer quadrúpede equídeo.

Não percam o próximo post. As sementes vêm já a seguir. É que é já a seguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário