sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Festa de descamisar

A primeira versão da nossa horta está bem porreirinha. Os degraus para suportar as floreiras ficaram tão bem que não consegui ignorar toda a ajuda que o Rezunga nos ofereceu. Desde as paletes ao trabalho, da disponibilidade à paciência - fartou-se de ralhar comigo que eu não percebo nada de "pescar peixe agulha no monte d'areia" - fiquei sem saber como lhe agradecer.

- É pá não sei como é que te vou pagar o trabalho.
- Não sabes?! Olha tenho o milho para apanhar...

Pois então! Não pude ficar indiferente a tal comentário. Senti-me obrigado a retribuir a atenção. Sim porque ajuda não falta, graças a Deus. E de gente mais qualificada e experiente nestas andanças. Depois já faz algum tempo que não tinha a oportunidade de participar na festa de descamisar. Foi bom reviver algumas memórias de miúdo. Ainda por cima esteve presente um carro de bois e tudo. Mas este não é do tio Manel. Ele já está velho para lidar com gado bovino e agora tem uma burra. É mais fácil de lidar e melhor para passear.

Descamisar, apanhar e carregar as espigas de milho
Clique na imagem para ampliar

Chegado o grande dia, levantei-me cedinho e pus-me à estrada. Quando cheguei à lavoura já o sol tinha nascido e o pessoal ia terra a cima. Quando cumprimentei o Rezunga ele passou-me logo um utensílio especial para descamisar o milho. Um ponteiro pequeno de aço afiado numa das pontas. Nada como o apresentado na imagem.

Descarregar e estender as espigas de milho na eira para secarem ao sol

Ora bolas! E eu a pensar que me deixavam brincar na carroça. Não senhor! Uma criança cresce e faz-se um homem é para ajudar a descamisar. Isso e acarretar baldes cheios de espigas de milho para despejar no carro de bois. Só me deixaram empurrar o carro de bois e ajudar a vaca castanha a sair do milheiral carregada até mais não. Coitadinha! Lá foi ela até à eira para descarregar o carro. As espigas foram então estendidas para secarem ao sol.

Carregar palha do milho para sustento da vaca

Trabalho feito, hora da bucha. Ah pois é! Festa que é festa tem que ter comes e bebes. Barriginha cheia e fez-se tempo de apanhar alguma palha de milho para sustento da vaquinha. Mas para outro dia, que a sacana da vaca comeu todas as abóboras-meninas que apanhou dentro do milheiral.

Conjunto de pessoas na lavoura a descamisar o milho Abóbora menina cultivada no meio do milheiral
Comes e bebes Burra à carroça

Os pés de milho estavam baixos e apanhei uma dor de rins a descamisar as espigas. Para além disso o sol queimou-me o cachaço todo. Mas é sempre bom passar momentos destes com a família.

2 comentários:

  1. Grande post. Ainda este fim-de-semana estive numa festa de "descamisada à antiga".

    Quando era miúdo o meu avô fez muitas descamisadas dessas, mas sem o carro de bois.

    Bons velhos tempos... :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mesmo, bons velhos tempos. Há coisas que sabem bem reviver, principalmente a parte do convívio.

      Eliminar