quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Já temos horta!

Tendo já a base preparada para receber as sementes foi só lançar as mesmas à terra. Lançar, ponto e vírgula, que a sementeira foi muito bem estudada. O homem tratou logo de arranjar um utensílio que o auxiliasse na tarefa de fazer vários orifícios na terra, todos do mesmo tamanho e todos mais ou menos com o mesmo espaçamento. Um lápis.

Para semear a salsa nos vasos pequenos fez cinco furos e lançou três ou quatro sementes em cada um. Depois tapou os buracos, deu uma regadela ligeira, fez fisgas e deu três pulinhos a ver se nasce alguma coisa dali.

Semear espinafre
Clique na imagem para aumentar

A sementeira dos espinafres foi deveras semelhante, com a diferença de que foi numa floreira, o marido fez mais buracos, só pôs uma semente em cada um e os pulinhos foram sete, que isto é proporcional ao número de buracos na terra. Ah, pois é! Com estas coisas não se brinca.

Plantar salsa
Clique na imagem para aumentar
Também plantámos salsa vinda directamente do quintal da mamã. Não vão as sementes de salsa embirrar connosco e ficarmos a chuchar no dedo. Tivemos o cuidado de trazer um filho da salsa-mãe que tivesse raiz e que viesse todo fresco e viçoso. Com a provação que vai cá passar neste vasito até ganhar forças para se desenrascar sozinho, tinha mesmo que vir cheio de força.

E pronto, agora sim, já posso afirmar com toda a convicção do mundo que temos culturas vivas a crescer na nossa varanda. Quer dizer, neste momento temos uma floreira e dois vasos em que só se vê terra e um terceiro vaso com uma salsita murcha. Mas bola para a frente e espírito positivo! Daqui a uns diazitos há-de haver ali mais qualquer coisa.

2 comentários:

  1. Fico à espera de uma omelete de atum com salsa....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está prometido! Apesar de não sabermos bem a quem estamos a prometer, mas desconfiamos ;)

      De qualquer forma temos as portas abertas para quem quiser uma omelete de atum com salsa da nossa horta. Têm é que esperar ainda um bocadinho para a coisa vingar.

      Eliminar