terça-feira, 4 de setembro de 2012

Quase que foi desta que semeámos alguma coisa

Pegámos na floreira para iniciar a sementeira e... pumbas!... temos dois furos no fundo da floreira. O que é que vamos fazer com isto? O bom-senso, a intuição e todos os manuais dizem-nos que os furinhos no fundo dos vasos e floreiras são nossos amigos, porque permitem escoar a água em excesso para não deixar as culturas morrerem afogadas, coitadinhas.

Mas, se bem se lembram, eu não queria ficar com floreiras com pratos por baixo que não é nada o estilo que queria para a nossa varanda. Ainda por cima agora que tenho uma floreira tão bonita, não lhe vou espetar com um prato por baixo. E toca de inquirir o marido.
- Oh marido, soluções?
- Eh pá, se não queres pratos só estou a ver uma hipótese: tapa-se os buracos com rolhas de cortiça. Assim de repente é o que estou a ver que seja mais fácil para esse efeito, além de que veda bem e é orgânico.

Tapar os buracos das floreiras
Clique na imagem para aumentar

Providenciadas as rolhas de cortiça, o homem pôs mãos à obra. Primeiro viu que os furos da floreira eram irregulares, por isso tirou os excessos com um martelito. Depois suavizou as arestas com uma lixa e uma lima para a coisa ficar mesmo redondinha. Foi a experimentar a rolha e, claro está, que era muito comprida. Cortou-a a meio com um x-acto para ficar mais pequenita e lixou o lado mais pequeno para ficar redondinho e caber no furo da floreira. E pronto, estão os furos tapados.

Já sei que vão chover criticas dos entendidos nestas coisas: nunca se viu alguém tapar de propósito os buracos dos fundos dos vasos; se estão lá é por alguma coisa; quase de certeza que não vamos saber regular a água certa e vamos afogar as culturas, etc, etc. Calma! Nós prometemos que vamos ter muito cuidado a regular a água que damos às plantinhas. Assim como assim, isto está a ser um conjunto de novas experiências desde o início, esta vai ser só mais uma. Se a coisa não resultar, e não virmos outra alternativa, lá teremos que recorrer aos pratitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário