terça-feira, 16 de outubro de 2012

Horta vertical: argolas para suportar os vasos

O quadro de vasos está bem encaminhado, o meu cunhado construiu a moldura em metal e o meu fofuxo o painel de madeira, com ripas de paletes. Entretanto o fofuxo também pintou o painel de branco para ficar dentro do estilo de decoração shabby chic. Aqui na imagem não dá para ver bem, mas ele também usou a técnica do decapê no painel, lixando algumas arestas das ripas.

Ensaio da horta vertical

Mas faltava arranjar uma forma para fixar os vasos à estrutura. Então escolhemos mais uma vez o metal e decidimos fazer umas simples argolas para encaixar os vasos. Isto porque é importante que o processo de tirar e colocar um vaso não envolva uma logística muito grande. Como sabem a nossa ideia para a horta vertical passa por fixarmos nove vasos ao painel, em linhas de três, todos à mesma distância uns dos outros e em relação às margens. Mas tratando-se de trabalhar ferro tivemos que chatear novamente o meu cunhado.

Enrolar a verguinha de aço em volta de um roliço Cortar as argolas de aço com a rebarbadora

Mas como raio é que se fazem nove argolas, perfeitamente circulares e todas com o mesmo diâmetro? Enrolando o ferro em torno de um tubo, sabiam? Foram então os dois irmãos comprar o ferro e depois usaram um roliço de eucalipto, um torno e muita força para enrolar o ferro em torno do roliço. Soube agora que o material que usaram se chama verguinha de aço. Pois é! Com este projecto da horta não estou só a aprender sobre plantinhas, também já aprendi o que é uma cantoneira e uma verguinha de aço. Espectáculo!

Bom, depois de estar tudo enroladinho pegaram na rebarbadora e foi só cortar a direito. E pimbas! Temos nove argolas. A ideia seguinte era soldar um parafuso a cada argola no sítio onde foram cortadas para que ficassem completamente fechadas. Mas não foi bem assim. Quando testaram encaixar um vaso numa argola aperceberam-se que as argolas estavam mais pequenas do que era suposto. Solução: coloca-se o parafuso do lado oposto e a argola fica com a parte da frente aberta. Até gostei da ideia. Assim fica mais avant-garde.

Argolas de aço aplicadas no painelPormenor de uma porca que fixa uma das argolas

Agora é só decidir de que cor se vai pintar este ferro todo. O marido ainda falou em ficar assim mas acho que íamos ficar só com o shabby e sem o chic. E isso não queremos, pois não?

Sem comentários:

Enviar um comentário