quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Horta vertical: fixar o quadro na parede

Já temos o quadro da horta vertical fixo à parede. Previa-se uma tarefa simples mas, para variar, tivemos que ter o caminho um bocadinho dificultado. Não foi tão grave como no primeiro contratempo, mas fez igualmente soar o construtor.

Quadro da horta vertical fixo na parede da varanda

Desta vez o problema não foi furar a parede, isso correu sem grandes dificuldades, mesmo que com uma broca de 10 mm. O que complicou a colocação do quadro na parede foram dois parafusos grandes que os inquilinos anteriores do apartamento deixaram na parede da varanda. Por azar o quadro teve que calhar mesmo em cima do sítio onde estavam os parafusos. O homem tentou desenroscá-los mas não teve sucesso. O raio dos parafusos tiveram que ser cortados.

Cortar um parafuso com uma lâmina dentada e dois alicatesCortar um parafuso com uma lâmina dentada e dois alicates

Primeiro o construtor tentou cortar os parafusos com um serrote de ferro pequeno. Tentou de várias formas, por cima, por baixo, inclinado mas não havia maneira de conseguir cortar os parafusos rentes com o serrote. Mais uma vez foi preciso improvisar. Tirou a lâmina dentada do serrote, pegou em dois alicates e segurou-a na ponta dos alicates, um de cada lado. Depois foi só serrar. Só como quem diz que ainda demorou um bom bocado.

Partir um parafuso com um martelo Enroscar as escápulas com uma chave inglesa

Quando finalmente conseguiu cortar cerca de metade do diâmetro de cada parafuso, o construtor pegou no martelo e deu-lhes umas marteladas até partirem. Não ficou perfeito mas deu para desenrascar. Ficou metade do parafuso dentro da parede mas com o quadro por cima ninguém vê.

Passada a tormenta, o marido fez quatro furos, dois em cima e dois em baixo, usou quatro buchas e quatro escápulas. Comparado com o martírio que passou outrora, desta vez foi limpinho. Com a ajuda de uma chave inglesa apertou as escápulas até a distância da parede à curvatura ser a mesma que a grossura da estrutura de ferro do painel e está feito.

Pormenor de uma das escapulas que seguram o quadro

Acho que ficou mesmo giro, um bocado de esguelha e tal, mas giro. E para fazer um bocadinho de suspense, amanhã mostramos como ficou tudo. Vai ser a versão 2.0 da nossa horta na varanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário