segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Horta vertical: o painel está lindo

Para o início da nossa horta vertical decidimos fazer um quadro de vasos numa das paredes da varanda. Entretanto o meu cunhado fez a moldura em ferro e o meu marido o painel em madeira para encaixar na moldura. Fizeram também nove argolas em ferro para fixar no painel de madeira onde irão encaixar nove vasos. Faltava só pintar para ficar pronto. Foi então que se gerou a confusão. Pintar de que cor?

Quadro da horta vertical pronto sem vasos

O painel de madeira foi todo pintado de branco e ligeiramente lixado para ficar com aspecto de gasto. Como sobrou tinta branca da decoração das floreiras, não pensámos muito, aproveitámos e aplicámos-la também no painel. Mas no caso da moldura a ideia era fazer algo diferente. Mas o quê? Começámos por pensar noutras opções de cor. Nisso um amigo sugerir-nos que usássemos vinagre para acelerar o processo de oxidação do ferro e que depois o envernizássemos apenas. Disse que ficava muito giro e que o ferro enferrujado está muito na moda. Talvez, mas a avaliar pelo que vi e li sobre o shabby chic acho que um objecto todo coberto de ferrugem não deve estar muito dentro do conceito. Uns apontamentos aqui e ali ainda vá lá, mas um mono destes não me estava a cair bem ficar com esse aspecto.

Continuámos então a pensar noutras cores possíveis. A primeira candidata foi o verde escuro. Sugestão do marido. Não me pareceu nada bem porque ia ofuscar o verde das hortícolas que, esperamos nós, vamos ter daqui a uns tempos. Além disso já temos metros de verde espalhados pela varanda com a rede sombreira. Decididamente não. A segunda opção foi o azul para combinar com o padrão dos vasos forrados com tecido. Depois pensei melhor e achei que ia fazer demasiado pandã. Além disso o azul e branco sempre me fizeram lembrar o tema marítimo de que não sou grande fã para decorações. Ainda por cima de uma horta-jardim numa varanda.

Argolas pintadas de brancoMoldura do quadro pintada de branco

A única certeza que tinha é que as argolas tinham que ser pintadas de branco. Posto isto, deixámos a decoração da moldura em standby e o homem foi comprar a tinta para pintar as argolas. Mas mesmo assim ele teve o cuidado de me ligar.
- Oh fofuxa, eles têm aqui branco brilhante e branco marfim. Qual é que preferes?
O meu primeiro pensamento foi responder-lhe "Eh pá, é tudo branco! Trás um qualquer!". Mas ele foi tão fofo em ligar-me que lhe disse para trazer o branco marfim. Acho que o brilhante não iria ficar tão bem. Ele assim fez e como era só para pintar as argolas comprou uma lata pequenina de tinta para metal. Mas mesmo assim sobrou praticamente toda. Vai daí, juntámos o útil ao agradável e fomos pela via mais simples. Como o estilo shabby chic assenta muito no branco - adivinhem lá - a moldura foi corrida também a branco marfim.

E pronto. Temos o nosso painel ao estilo branco, mais branco não há. Mas acho que assim o padrão dos vasos e o verde das hortícolas vão sobressair bastante. E é essa a nossa intenção.

2 comentários:

  1. Olá, passei p/conhecer teu cantinho e já fui ficando .

    Adorei a ideia da horta vertical, eu moro em apartamento, mas tenho uma hortinha com diversas ervas que eu amo.
    Já fiquei te seguindo, meu blog é de culinária, mas se quiser me visitar e seguir tb , vai ser muito bem vinda.

    Bjsss, sucesso e uma linda semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda estamos nos primeiros passos da nossa horta na varanda do nosso apartamento mas acho que está a correr bem.

      Vou espreitar o seu blogue também :) Obrigada pela visita.

      Eliminar