segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Os infindáveis mistérios da hortelã

Antes de sair porta fora em busca de sementes das ervas aromáticas que escolhemos lembrei-me, só por curiosidade, de ir pesquisar um bocadinho sobre elas. Acho que é melhor inteirar-me sobre os conceitos básicos de cada erva que escolhi para não fazer figuras tristes quando for ao viveiro comprar sementes, mudas, estacas ou o que quer que se chame ao início de uma erva aromática.

Mojito

Hoje vou debruçar-me sobre a hortelã. Parece que a sua propagação é mais eficaz se for feita por meio de mudas e estacas de galho. Como é óbvio também não sabia o que é uma estaca de galho, mas agora já sei. Faz-se um corte diagonal no galho que se quer plantar, removendo a casca do galho, deixando o miolo exposto, para que dali se formem as raízes. A plantação deve ser feita na Primavera ou no Outono, portanto por aí estamos safos. É tolerante ao frio e à geada - de qualquer forma vai ter sempre a protecção da nossa amiga rede sombreira - gosta de bastante água mas também não quer estar encharcada.

Sopa de ervilha e hortelã Filé de peixe com pesto de hortelã e gergelim
Sumo de melancia, abacaxi e hortelã
Bolas de merengue sobre creme de hortelãBrigadeiro de hortelã

Em termos de utilização terapêutica é boa para a digestão, dores de cabeça, gripes e constipações. No jardim aconselham a plantar perto das rosas para afastar os pulgões, o que é uma óptima dica porque estou mesmo a pensar em ter rosas no nosso jardim de varanda. Ou não fosse ele um jardim shabby chic. Na culinária é muito utilizada nas receitas de peixe, assim como nos legumes. É usada também como aromatizante de doces e alimentos de conserva e na preparação de licores.

Uma amiga aconselhou-me a plantar a hortelã-chocolate. E até já estive a ver umas receitas que levam esta erva que me pareceram no mínimo deliciosas.

Imagens de: Vive Rum Festival, Cucchiaio Pieno, Armazém das Especiarias, Aromas da Minha Cozinha, Aromáticas Vivas e Bandejão Gourmet.

Sem comentários:

Enviar um comentário