segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Exposição AVISAN 2012, Santarém

Este fim-de-semana fizemos algo diferente para quebrar um bocadinho a rotina destes dias cinzentos. O meu cunhado e a namorada convidaram-nos para irmos até ao CNEMA, Centro Nacional de Exposições de Santarém, ver a AVISAN 2012, uma exposição de aves, animais de companhia, equipamentos e acessórios. Como adoramos bichinhos, nem pestanejámos. Depois fiquei um bocadinho reticente em relação à possibilidade de neste tipo de eventos existirem poeiras, cheiros ou cocós pouco recomendáveis para os miúdos mais pequeninos. Mas caneco, se os bebés dos outros vão, o meu também pode ir, e foi!

Aves: diamante de gold

Depois de almoço arrancámos. Fiz o farnel para o lanche do miúdo e calculei que pelo jantar já deveríamos estar em casa. Fiz também um malote com umas quantas mudas de roupa, fraldas e toalhitas q.b. e esperei que lá no centro de exposições existisse um fraldário e um cantinho para dar a papa ao pimpolho. Já viram as coisas em que uma mãe tem que pensar antes de sair de casa. Antes era só pegar no telemóvel e nas chaves, agora é assim e é bom.

A exposição estava distribuída por três pavilhões, num estavam expostos vários tipos de animais para venda, na sua maioria aves e répteis, nos outros dois decorria um concurso de cães e de gatos. Foi por esta ordem que seguimos. Cada casal levou a sua máquina fotográfica mas ficaram as duas com a bateria na reserva logo no primeiro pavilhão. O marido gastou quase toda a bateria a fotografar cobras e lagartos. Literalmente. Diz que pousam melhor para a fotografia.

Répteis: camaleão
Répteis: lagartoRépteis: lagarto
Répteis: serpenteRépteis: tartaruga

Quando chegámos à parte dos poneizinhos, dos bambis e dos coelhinhos, já a máquina estava na reserva da reserva, teve que ser a despachar para gravar pelo menos um ou dois na maniqueta.

Mamíferos: antílopeMamíferos: antílope (Bambi)
Mamíferos: coelho

Mas foi muito giro. Vimos de tudo, lagartos, lagartixas e cobras de todos os tamanhos, algumas muito coloridas, patos, gansos, galinhas e galinholas, corujas, antílopes, cabras e uma espécie de búfalo ou coisa parecida, peixes e pássaros, muuuuitos pássaros. Onde se conseguiu enfiar a objectiva da máquina fotográfica tirámos fotografia. O meu cunhado foi à coca de uns diamante gold e acabou por trazer um casalinho deles para casa. O miúdo andou sempre super satisfeito a olhar para os bichos todos como se fosse a primeira vez que visse tal coisa. Foi só pena estar tudo engaiolado, se tivesse tudo à solta teria sido muito mais divertido.

Aves: um pássaro verde com uma cristaAves: caturraAves: coruja
Aves: gansosAves: galo
Peixes de aquárioPeixes de aquário

Depois seguimos para o concurso de cães. Lindos, lindos. Todos escovadinhos e aprumados. Tirámos as fotos da praxe, o menino deu umas festinhas a alguns e seguimos para o próximo pavilhão que já se fazia tarde.

Mamíferos: cão com um ar afeminado (Laci)Mamíferos: cão com ar abandonadoMamíferos: cão com uma cara feia (Mausão)

Estava ansiosa para ver os gatinhos, mas fiquei um bocado frustrada. Os cães andavam todos à vontade a receber as festas todas que lhes quizessemos dar. Os gatinhos estavam todos enjaulados em casotas coloridas, tipo tenda de campismo, só com uma redezinha para os vermos. Festinhas, nada.

Mamíferos: gatos que parecem leopardosMamíferos: gatinho na brincadeira

Mas pronto, gostámos muito da exposição e ficámos muito contentes com o menino por se ter portado tão bem e se ter divertido com o passeio. Curiosamente no meio de tanto animal não havia nenhuma vaquinha.

2 comentários:

  1. Eh,eh,eh nós também fomos ver...
    Fomos no domingo com as princesas e foi divertido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós fomos no sábado. Foi muito divertido! Para o ano ele já anda e fala, ainda vai ser melhor :) É óptimo para as crianças e para os pais também.

      Eliminar