terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Alecrim vs. Hortelã

Truz, truz. Quem é? Moi, Bob le bricoleur. Ah pois é! Aqui o construtor também fala francês. Aprendi com os emigrantes portugueses que deixaram este belo país e rumaram para o Luxemburgo em busca de uma vida melhor. Ah oui, hã. Qu'est que tu pense, trabalhar ne canse?! Faz calos!

Há mais de um mês iniciámos uma experiência com o alecrim e a hortelã. Colocámos um ramo de cada espécie num frasco com água e começou a extenuante tarefa de observar atentamente a magia da natureza. Qual das duas plantas será que criou raízes mais depressa? Será que o alecrim se aguentou?

Alecrim e hortelã num frasco com água

Pois bem, a corrida pela sobrevivência chegou ao fim e já temos os resultados. Na altura o Jardineiro do Rei deu-nos umas preciosas dicas de como propagar o alecrim, mas nenhuma delas envolvia o enraizamento "por mergulhia na água". Ainda bem. Assim não estragou a surpresa.

Tal como esperado a hortelã ganhou a corrida e bem cedo apareceram as primeiras raízes. Até aqui nada de novo. Mas o interesse da experiência era saber como se comportava o alecrim.

Após uma semana mergulhado em água as pontas das folhas do ramo de alecrim começaram a secar. Na altura pensei que a coitadinha da planta não resistiria à experiência. No entanto, durante todo esse tempo reparei que, contrariamente às restantes, as folhas do topo do ramo mantiveram-se sempre viçosas. Por isso sentei-me em frente ao frasco e esperei para ver o que acontecia. Ao final de meia dúzia de dias já não podia com a mulher a gritar-me que não fazia mais nada do que olhar para a horta, mas só vos digo que foi emocionante.

Raiz da hortelãRaiz do alecrim

O alecrim aguentou-se e apareceram as primeiras raízes. Foi a loucura, corri pela casa a gritar:
- OH MULHER, OH MULHER, ANDA CÁ VER ISTO!
Perante tanto entusiasmo a mulher largou tudo e correu para ver o que se passava.
- Ai homem, é grave? O que foi?
- Olha, olha... o alecrim já tem raízes!
A mulher colocou uma expressão carregada, olhou para mim com uns olhos de raiva e susteve a respiração. Ficou assim uns segundos. Ainda pensei que explodisse, mas não. Suspirou apenas e virou-me as costas.

Mas veem, funcionou!

Já a experiência com goji não correu lá muito bem. Eram mais que as mães mas morreram todos. É triste mas a vida continua. Tirei o ramo de alecrim da água e plantei-o no vaso do goji. Agora temos dois vasos com alecrim plantado, um diretamente e outro depois de enraizar num frasco com água. Vai ser mais uma experiência, vamos ver em qual dos casos o alecrim cresce melhor. Hi, hi. Vou-me sentar novamente em frente à horta para ver o alecrim crescer.

Sem comentários:

Enviar um comentário