sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Progressos da horta

Ora viva pessoal! Nos últimos dias andámos um bocado ocupados com afazeres profissionais e o blogue ficou um bocado para segundo plano. Isto para não dizer completamente ao abandono. Nem demos pelo tempo passar. Só agora me apercebi que faz quase 15 dias desde o último post. Entretanto passou-se o carnaval e nem a vaca mascarámos, ontem foi dia dos namorados e a criatura passou uma noite fria na varanda sozinha. Sinto-me um agricultor desnaturado.

A azáfama nos últimos dias foi tanta que nem tempo tive para ver a salsa crescer, só cuidei de não deixar faltar a água às culturas. Felizmente a rede sombreira não funciona mal como filtro de partículas. De outra forma acho que depois deste tempo todo sem manutenção a varanda estaria toda cheia de carvão. Mesmo assim no próximo fim de semana tenho que zelar o espaço. Mas antes de começar com as alarvidades do costume vamos ver como está a horta.

Tomateiro pequeno

De tudo o que semeámos e plantámos até agora, os tomateiros são a sementeira que mais tem crescido. De todos os rebentos que nasceram ficámos apenas com dois. Os restantes levei-os para o meu padrinho plantar numa pequena estufa construída à pressão. Na próxima vez que for à terrinha tiro fotografias para vos mostrar.

Tomateiro pequenoSalsa

A salsa, aguentou todas as tropelias a que foi sujeita e já desenvolveu bastante. Se tudo correr bem penso  que conseguiremos tirar os primeiros proveitos da horta lá para o final do mês. Só ainda não colhemos salsa porque as folhas da que foi plantada apanham uma moléstia qualquer logo após crescerem um bocadinho, como que lhes aparece umas pequenas manchas castanhas. Não sei se está meia atrofiada ou coisa assim, mas pelo andar da carruagem vamos ter que substituir a salsa deste vaso por outra planta, talvez manjerição ou malagueta.

Tomilho Espinafre

O tomilho ainda está pequenino mas já enche o vaso. Estou deveras curioso para ver como se vai desenvolver.

Para terminar a visita de hoje, temos o espinafre, a nossa cultura mais antiga. Por esta altura esperava que estive mais crescido e já começo a ficar com dúvidas se resultará como planeado. No entanto o tempo até não tem estado nada mal e ultimamente parece que desenvolveu mais do que o habitual, apresentando já as primeiras guias e um tamanho de folha considerável. Vamos ver como progride, pode ser que ainda dê para uma sopa ou duas por ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário