sexta-feira, 10 de maio de 2013

Campanha brilhante, mas com dois grandes senãos

Na terça-feira não se falava de outra coisa. E hoje ainda mexe. A nova campanha da Fundação ANAR em Espanha para ajudar a proteger crianças em risco tornou-se viral. De manhã o meu facebook estava cheio de posts com o vídeo, à tarde ouvi na rádio no caminho da vacinação do miúdo para casa e à noite voltei a ver o vídeo no noticiário.



A minha primeira reacção deve ter sido semelhante a muita gente. Fiquei comovida a pensar que afinal ainda existe esperança. Ainda existem pessoas neste mundo que genuinamente se preocupam com o mal que o ser humano faz ao seu próximo, em particular às suas crianças. Fiquei com a sensação de que esta campanha pode ajudar a salvar a vida de muitas crianças. E é possível que até tenha alterado para sempre a vida de alguém, de alguma criança maltratada.

Mas depois, ao longo do dia, fui pensando melhor nisto. É tão marcante que uma pessoa fica sempre a pensar nisso. E fez-se o clique. Então se eu em Portugal já levei com isto n vezes em algumas horas, e tudo muito bem explicadinho de como o outdoor funciona, será que em Espanha não está a acontecer o mesmo? Será que lá este vídeo explicativo não está a ser difundido? É que se estiver, a esta hora não deve existir um único agressor em Espanha que não saiba já que os cartazes com este menino são de evitar. A não ser que esteja enclausurado sem qualquer acesso ao exterior para não ter acesso a esta campanha. Mas nesse caso, a criança agredida também o está e o objectivo da campanha perde-se.

Segundo senão: mesmo que isto não tivesse sido espalhado aos setes ventos e nenhum adulto tivesse conhecimento do "truque", a criança ao ver o outdoor com o contacto para o ajudarem não tem a percepção de que o adulto que está com ela não consegue ver essa parte da mensagem. Vai virar a cara ao lado e não se vai atrever a chegar perto do telefone com medo.

Além de tudo isto, se repararem o vídeo que está no Youtube e que já teve seis milhões e tal de visitas em quinze dias não é da autoria da Fundação ANAR mas sim da empresa de marketing que trabalhou com ela, a Grey Spain.

Mas foi bom ver como as pessoas ficaram tocadas com isto e a acreditar que realmente iria ajudar muita criança. Pode ser que sim. Espero que sim.

Sem comentários:

Enviar um comentário