quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Horta vertical: painel de madeira

Viva pessoal! Como não tenho grande experiência a soldar, ainda para mais tubo zincado que é do mais complicado, pedi ajuda ao tartaruguinha, o meu irmão, para nos construir o caixilho em metal. Bom rapaz que ele é, lá nos fez o jeito. Abraço, valeu camarada. Mas esta peça da horta vertical foi aqui o construtor que fez.

Painel da horta vertical

Apresento-vos o painel de madeira da horta vertical. Ah pois é! Madeira já é mais a minha praia. Nem precisei de recorrer às habilidades de marceneiro do Rezunga nem nada! Ou melhor, até precisei. Mas foi só para cortar os bordos do painel na serra eléctrica, e só porque ele me chamou tolo por eu querer fazer tudo com o serrote. Logo, não sendo eu tolo deixei o homem ajustar o painel na serra eléctrica como ele queria.

A ideia inicial não era utilizar ripas de paletes para construir o quadro de madeira. Inicialmente pensei em comprar um painel de aglomerado. No entanto, os supermercados da especialidade só cortam à medida se o cliente comprar uma placa inteira que, para quem não conhece, é grande até mais não. Ainda apreciei uma ou outra placa de aglomerado mais pequena, mas deparei-me sempre com o mesmo problema, ou oito ou oitenta. Foi então que me lembrei das ripas das paletes que o Rezunga descartou para a construção dos degraus que suportam as floreiras. Não custaram nada e era uma pena virarem cinza. Ainda por cima quando suei que nem um cavalo a desmanchar as paletes.

Face do painel de madeira Verso do painel de madeira

A construção foi simples. Comecei por seleccionar do monte as melhores ripas e lixei tudo bem lixadinho. Depois alinhei-as todas no chão e cortei uma moldura em esquadria para segurar tudo no sítio com parafusos. Ainda tive que unir umas quantas tabuitas e tudo, que eram curtas. No final ficou um trabalho impecável. Só tenho pena de ter feito tudo tão a correr que nem me lembrei de tirar fotografias ao painel antes do Rezunga o ajustar na serra eléctrica. Era uma ripa mais para a esquerda outra mais para a direita, parecia uma obra abstracta.

Painel da horta verticalPormenor das ripas do painel

O que lá vai, lá vai. Para compensar o meu esquecimento tirei estas fotografias mais... nem sei bem como as caracterizar, talvez artísticas. Não sei se dá para perceber bem, mas as ripas das paletes não têm todas a mesma espessura, por isso o quadro ficou algo irregular, o que penso que lhe conferiu um certo estilo. Acho que está a ficar muito giro, talvez melhor do que tinha imaginado. Se bem que ainda falta muito trabalho até ficar pronto. Vão passando que a fofuxa vai dando mais novidades.


Sem comentários:

Enviar um comentário